Transtornos de Ansiedade
- Junior Brito
- 26 de jul. de 2023
- 5 min de leitura

Resumo
Os transtornos de ansiedade podem ser tratados com sucesso.
Ataques de pânico são um sintoma comum de transtornos de ansiedade.
Os transtornos de ansiedade não tratados podem ter efeitos graves na vida e nos relacionamentos de uma pessoa.
Nesta página
Sobre transtornos de ansiedade
Nem toda ansiedade é um distúrbio
Sintomas de transtornos de ansiedade
Os ataques de pânico são um sintoma comum
Tipos de transtornos de ansiedade
Os transtornos de ansiedade podem ter efeitos graves
A recuperação é possível com tratamento
Sobre transtornos de ansiedade
Os transtornos de ansiedade são um grupo de problemas de saúde mental. Eles incluem transtornos de ansiedade generalizada, fobias sociais, fobias específicas (por exemplo, agorafobia e claustrofobia ) e transtornos de pânico. A depressão está frequentemente relacionada a transtornos de ansiedade. Os transtornos de ansiedade são problemas comuns de saúde mental que afetam muitas pessoas. Aproximadamente 25% da população tem um transtorno de ansiedade que merece tratamento em algum momento de sua vida e até outros 25% têm ansiedades menos graves, como medo de aranhas e cobras.
Nem toda ansiedade é um distúrbio

Todo mundo sente ansiedade e medo às vezes – essas são emoções humanas normais e úteis que nos ajudam a lidar com o perigo. No entanto, algumas pessoas experimentam ansiedade e preocupações excessivas e irracionais que se tornam contínuas e angustiantes, e que interferem em suas vidas diárias. Isso pode indicar um transtorno de ansiedade. Freqüentemente, parece não haver nenhuma razão óbvia ou lógica para o modo como a pessoa se sente. Isso pode tornar um transtorno de ansiedade ainda mais preocupante para o sofredor.
Sintomas de transtornos de ansiedade
As principais características de um transtorno de ansiedade são medos ou pensamentos que são crônicos (constantes) e angustiantes e que interferem na vida diária. Outros sintomas de um transtorno de ansiedade podem incluir:
Ataques de pânico ou ansiedade ou medo desses ataques.
Reações físicas de ansiedade – por exemplo, tremores, sudorese, desmaio, taquicardia, dificuldade para respirar ou náusea.
Comportamento de evitação – uma pessoa pode fazer de tudo para evitar uma situação que ela acha que pode causar ansiedade ou pânico.
Os ataques de pânico são um sintoma comum
Um ataque de pânico é uma sensação repentina de terror intenso que pode ocorrer em determinadas situações ou sem motivo aparente. Um ataque de pânico não significa necessariamente que uma pessoa está sofrendo de um transtorno de ansiedade. No entanto, um ataque de pânico é uma característica comum de cada tipo de transtorno de ansiedade.
Os sintomas de um ataque de pânico podem incluir:
falta de ar
tontura
batimento cardíaco acelerado
sufocando
náusea.
A causa dos ataques de pânico é desconhecida, mas eles podem estar relacionados a uma resposta química no cérebro, causada por eventos reais de ameaça ou estresse ou por pensar em eventos estressantes. A resposta do cérebro leva a mudanças fisiológicas no corpo, como respiração superficial e batimentos cardíacos acelerados.
Os ataques de pânico podem ser assustadores. Algumas pessoas dizem que sentem que vão morrer ou enlouquecer. As pessoas afetadas por ataques de pânico podem evitar situações em que acham que os ataques podem ocorrer. Em alguns casos, isso pode levar ao desenvolvimento de outros transtornos de ansiedade, incluindo agorafobia.
Tipos de transtornos de ansiedade
A ansiedade se torna um distúrbio quando é irracional, excessiva e quando interfere na capacidade da pessoa de funcionar na vida diária. Os transtornos de ansiedade incluem:
Transtorno de ansiedade generalizada
Fobias sociais – medo de situações sociais
Fobias específicas – por exemplo, medo de espaços abertos (agorafobia) ou espaços fechados (claustrofobia)
Transtornos do pânico – ataques de pânico frequentes e debilitantes.
Transtorno de ansiedade generalizada
Ansiedade generalizada é ansiedade excessiva e preocupação constante com muitas coisas. O foco da ansiedade pode ser família ou amigos, saúde, trabalho, dinheiro ou esquecimento de compromissos importantes. Uma pessoa pode ser diagnosticada com um transtorno de ansiedade generalizada se:
a ansiedade e a preocupação estiveram presentes na maioria dos dias durante um período de 6 meses
a pessoa tem dificuldade em controlar sua ansiedade.
Fobias sociais
As pessoas com fobia social têm medo de serem julgadas ou avaliadas negativamente pelos outros. Isso leva ao medo de fazer algo que possa humilhá-los em público – por exemplo, falar em público, usar banheiros públicos, comer e beber em público, escrever em público ou qualquer encontro social, como festas ou locais de trabalho. Alguns sofredores de fobia social podem temer apenas um tipo de situação. Outros podem estar preocupados com vários tipos de situações. Isso pode levá-los a evitar as situações temidas, o que pode levar a um isolamento severo e a evitar pessoas e atividades de que costumam gostar.
Fobias específicas
Uma pessoa com uma fobia específica tem um medo persistente e irracional de um determinado objeto ou situação. Eles podem ter medo de animais, lugares ou pessoas. O medo do objeto ou situação é tão grave que a pessoa pode apresentar sintomas físicos e ataques de pânico. Os medos podem incluir cachorros, sangue, tempestades, aranhas ou outros objetos ou situações, mas, em todos os casos, a ansiedade é excessiva e interferente.
O adulto que sofre de fobia geralmente sabe que seu medo é excessivo ou irracional. No entanto, sua necessidade de evitar o objeto, lugar ou pessoa pode restringir significativamente sua vida.
transtornos de pânico
Ataques de pânico ou ansiedade são comuns. Os transtornos do pânico são menos comuns, afetando cerca de 2% da população. Para uma pessoa ser diagnosticada com transtorno do pânico, ela geralmente teria pelo menos quatro ataques de pânico por mês durante um longo período de tempo. Frequentemente, os ataques de pânico podem não estar relacionados a uma situação, mas ocorrem espontaneamente.
O transtorno do pânico pode ser diagnosticado se os ataques de pânico forem frequentes e se houver um medo forte e persistente da ocorrência de outro ataque.
Os transtornos de ansiedade podem ter efeitos graves
Um transtorno de ansiedade pode levar ao isolamento social e depressão clínica e pode prejudicar a capacidade de uma pessoa trabalhar, estudar e fazer atividades rotineiras. Também pode prejudicar os relacionamentos com amigos, familiares e colegas. É comum que depressão e ansiedade aconteçam ao mesmo tempo. A depressão pode ser uma doença grave com alto risco de automutilação e suicídio.
A recuperação é possível com tratamento
A recuperação de um transtorno de ansiedade é possível com o tratamento e suporte certos. Tratamentos eficazes para transtornos de ansiedade podem incluir:
Terapia cognitivo-comportamental – visa mudar padrões de pensamento, crenças e comportamentos que podem desencadear ansiedade por exemplo a PNL.
Terapia de exposição – envolve a exposição gradual de uma pessoa a situações que desencadeiam ansiedade usando uma hierarquia de medo: isso é chamado de dessensibilização sistemática por exemplo a Hipnose.
Gestão da ansiedade e técnicas de relaxamento – por exemplo, relaxamento muscular profundo, meditação, exercícios respiratórios e aconselhamento.
Medicação – isso pode incluir antidepressivos e benzodiazepínicos.